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terça-feira, 30 de junho de 2009

Volvo na Gontijo... Mas e a Scania?

A pergunta que eu vou deixar nessa segunda-feira, dia 29 de junho, é a seguinte: Será que a geração 7 d Marcopolo encheu os olhos do Sr Abílio e de seu filho Abílio Jr? Na Internet eu li muitas versões de que o principal motivo da Gontijo ter rompido sua famosa e tradicional parceria de 27anos com a Nielson/Busscar seria o fato da encarroçadora de Joinville-SC "não ter dado conta das entregas e consequentemente atrasado as encomendas". Mas isso me parece conversa de gente de fora da emresa e que é tradicionalista ou pode ser idéia de gente que não aceita o fato da empresa querer mudar ou diversificar sua frota. Por coincidência, no último dia 18 de junho, eu estive visitando a garagem da Itapemirim em Guarulhos-SP. Depois da visita fui para o Terminal Tietê acompanhado dos colegass busólogos Ailton e Rodolfo. Acabei flagrando o Gontijo 12710, que segundo informação do colega Ailton Gomes, é o primeiro Marcopolo G6 da Gontijo. Recentemente a empresa adquiriu 2 Volvo B12R, que estão operando em testes na empresa. E são 2 Paradisos 1200 G6. Será que a Gontijo vai continuar com sua diversificação de frota? Mas em recente reportagem à Revista Abrati, o próprio Abílio Gontijo Jr afirmou veementemente quea empresa "continuará adotando a estratégia de padronização e que estão muito satisfeitos com a parceria com a Scania/Busscar". Eu particularmente sou a favor da diversificação de frota, mas baseado nessas declarações do Abílio Jr eu acredito que será muito difícil a empresa mudar sua filisofia de umahora para outra. Os Volvistas que me desculpem,mas pelo que me parece a Volvo tem que aumentar, e muito, sua estrutura para oferecer aos clientes de todo o Brasil uma maior dispinibilidade de assistência técnica. É o único empecilho para que a marca sueca ganhe um mercado a altura de seu investimento tecnológico.

Marcopolo comprar Busscar?

A notícia que veio impulsionada pelo lançamento da sétima geração de ônibus da Marcopolo, foi que a estaria interessada na compra da Busscar. Primeiramente o Portal da Revista Exame publicou uma matéria (na quinta-feira 19/06) afirmando que a transação aconteceria. No dia seguinte veio a informação de que a encarroçadora gaúcha havia negado por meio de acessoria de imprensa de que não há a menor possibilidade de compra nem pela Marcopolo e nem pela Busscar. Balela, como eu já desconfiava. Uma empresa do tamanho da Marcopolo que decidiu não parar com a produção da G6 e começará a dar início da produção da G7, não pensaria em ter mais preocupações com aquisições gigantescas em tempos de crise mundial. A encarroçadora gaúcha contruiu um império muito grande, para chegar a essa altura do campeonato e dar um passo maior do que as pernas. Respeito muito a Busscar e gosto muito dos seus produtos. Mas aí vim um site e publicar uma notícia dessas e vim outras pessoas dando crédito a isso sem sequer ter um desconfiômetro... Ah conta outra!!!

A nova série 50xx da Pássaro Marron

A nova série 50xx da Pássaro Marron, pode-se dizer que tem pouquíssimas novidades em relação a série 58xx ou 59xx do Grupo. Esteticamente é exatamente igual as séries anteriores: Carroceria Busscar Vissta Buss LO sobre Mercedes-Benz O-500RS. O legal é que todos os carros vem com itinerário digital. Parece ser a tendência dentro das empresas de transporte de passageiros do Grupo Soares Penido. Isso já é um grande avanço, tratando-se de Pássaro Marron. Há informações de que esses novos ônibus vem equipados com tecnologia de Internet sem fio. Eles podem até vim com essa tecnologia, mas é preciso saber se a empresa vai disponibilizar essa tecnologia a todos os passageiros. Isso já é outra história. É muito importante a empresa renovar sua frota constantemente, principalmente quando o Vale do Paraíba é contemplado com ônibus novos. Nos últimos anos, apenas os clientes da região metropolitana de São Paulo-SP estavam recebendo veículos zero quilômetro da empresa. Já havia passado da hora do berço da empresa receber carros novos. Pelo que percebi nas fotos, a mudança significativa mesmo foi nas poltronas. Com um azul mais forte, dá um efeito bonito a noite, com as lâmpadas de iluminação indireta acesas. A tampa lateral do motor também sofreu mudanças. Não tem mais a entrada de ar na lateral direita. Ou seja, segue o mesmo padrão da Marcopolo encarroçados sobre O-500RS. Há informações (ainda não confiormadas) de que podem chegar Vissta Buss Elegance O-500RS na frota da empresa. Possivelmente pode ser a série 80xx. Recordando: No ano passado eu postei na comunidade do Orkut, a informação de que a Marron vai mudar sua pintura. Essa informação foi confirmada por um motorista da empresa. Não sei não... mas estou com pressentimento de que esses Elegances vão chegar com uma roupa nova. Vamos aguardar. Assim que puder eu posto as fotos da nova série 50xx da Marron.

A nova G7 da Marcopolo

A tão esperada Geração 7 da Marcopolo finalmente foi apresentada ao mercado brasileiro de ônibus. No ano em que a empresa completa seus 60 anos de fundação, empresários de todo o Brasil pôde conferir na última quarta-feira, dia 24 em Guarulhos a festa de lançamento das novas carrocerias. A pergunta que não quer calar: Onde está o Ideale G7, Paradiso 1350 G7, Paradiso 1550LD G7 e Paradiso 1800DD G7? Calma pessoal. Tradicionalmente a Marcopolo lança seus modelos paulatinamente. Foi assim com a sexta geração, lançada em 1999, na comemoração dos 50 anos. A carroceria Double Decker só foi apresentada em 2000. Nesse caso, é aguardar pra ver. Já teve aquela sensação de já ter visto a mesma coisa antes? Pois é, esse desing é muito semelhante mesmo ao Irizar PB, lançado em novembro do ano passado no Brasil. Eu confesso que esse filme já se passou a cerca de 10 anos atrás. Quando a Irizar chegou no país, com o objetivo de entrar de cabeça no concorridíssimo mercado brasileiro, ela desembarcou da Espanha com uma carta na manga: um investimento pesado e arrojado em desing. Pegou todo mundo de surpresa com uma carroceria inovadora em tecnologia e estética. A maior de todas, ou seja a Marcopolo, se viu obrigada a lançar sua G6 com um desing mais moderno e algumas peculiaridades na engenharia dos seus produtos. A Busscar também preferiu não ficar para trás e lançou seus modelos mais reestilizados. Estamos em 2009. A mesma Irizar lança seu modelo PB, sucesso de vendas na Europa. A mesma Marcopolo lança sua sétima geração, que na verdade é um clone do PB, como podemos perceber na parte externa. A Busscar lançou no começo do ano o novo Panoramico DD, que há tempos precisava de uma modernizada. Acho que já está na hora de alguma encarroçadora brasileira tomar a iniciativa de mostrar que somos capazes de criar um novo conceito em carrocerias de ônibus. De qualquer forma, tenho que reconhercer que a Marcopolo está de parabéns pelo projeto. Torço muito para que continue crescendo no Brasil e no exterior. Logo logo teremos a G7 nas estradas brasileiras e espero que a G7 seja sinônimo de qualidade, marcar registrada da empresa dos senhores Nicola.