Está cada vez mais difícil continuar nesse hobby chamado "Busologia". A disputa de egos, os comentários insanos, fugindo completamente da seriedade faz com que a imagem dos colecionadores de fotografias e materiais relacionados ao transporte de passageiros, fique definitivamente manchada.
Ultimamente isso tem ficado mais evidente no site Ônibus Brasil. Desde que entrou no ar, o site passou por mudanças nas regras de postagem e, principalmente, nos critérios para publicação de comentários. Em 2 anos e meio de site, houve uma melhora significativa. Mas ainda está longe de oferecer um ambiente agradável em que todos possam trocar informações saudavelmente sem aquele espírito de rivalidade.
Mas isso não é responsabilidade apenas do site. A moderação vem trabalhando, dentro do possível, para controlar as brigas, discussões inúteis. Não podemos vir com a hipocrisia de apenas reclamar disso e aquilo da moderação. Mas meu foco mesmo é sobre o comportamento de algumas pessoas. Os membros também tem que tomar vergonha na cara e fazer uma auto-avaliação e parar pra refletir sobre o seu comportamento. Muitos se esquecem que aquele site é um ambiente (embora virtual) público. Todos os cadastrados no site tem acesso aos comentários postados: colecionadores, donos de empresas de ônibus, donos ou funcionários de concessionárias, etc.
Nas últimas semanas, as trocas de ofensas aconteceram quase que diariamente. Inclusive com membros fazendo brincadeiras de mal gosto dirigidas diretamente a donos de empresa, outros usando palavras de baixo calão para ofender o colega ou desdenhar da foto do autor (que possivelmente estaria iniciando no hobby).
Afinal, o que acontece? Problemas psicológicos? Problemas no dia-a-dia e resolvem descarregar a raiva na primeira foto publicada no site? Excesso de "sinceridade" sem responsabilidade?
O resultado de tudo isso - constata-se - é a perda de colegas com acervos riquíssimos que desanimam de conviver em um ambiente desses e resolvem chutar o balde. Colecionadores sérios, que começaram no hobby há muitos mais tempo do que essa pirralhada baderneira, que tem fotos de veículos antigos que marcaram nossas vidas. É muito prazeroso quando algum colega, compartilha imagens de ônibus que marcaram a nossa infância, por exemplo, trocar informações de quais linhas operou enquanto estava na frota, para qual empresa ele foi depois da venda. São informações, que muitos moleques não dão valor, mas que para muita gente séria são de grande valia. Tudo isso se perde, porque simplesmente a pessoa que dispõe dessas informações e desse acervo acaba deletando sua galeria de imagens e saindo definitivamente do site.
Em relação às brincadeiras de mal gosto, essa semana todos foram testemunhas do que aconteceu. Foi um grande absurdo. Um comentário muito infeliz de um membro zombando de alguns empresários. Provavelmente na tentativa de aparecer. Episódio lamentável.
Há um bom tempo eu me pergunto: "Será que podemos realmente considerar isso como um hobby?"
Hoje em dia eu vejo que a "Busologia" virou uma verdadeira praça de guerra inconsequente. Muitos preferem levar a sério o que realmente deveria ser um simples hobby.
Bons tempos aqueles que eu não tinha câmera fotográfica, nem Internet, nem celular. Mas que ficava na rodiviária de Lorena-SP babando com os Viaggios G4 da Viação Sartori e San Martin, Flecha Azul II da Cometa, monoblocos O-371 da Pássaro Marron e chegava em casa e pegava meu caderno de desenho e esquecia a tarefa escolar e começava a desenhar aqueles ônibus que tanto admirava na rodoviária.
3 comentários:
Sábias palavras Mateus. Curto muito o OB, fiz muitos amigos, e aprendi mto por lá. Hoje me limito apenas e olhar. Obervar as novidades e comentar muito, mas muito pouco. Mas não podemos desanimar e nem deixar a peteca cair, não é por causa de uns ou outros que deixaremos de fazer oque nos faz bem.
Forte Abraço.
Texto excelente, retrata muito bem o que vivemos hoje. Como disse o Leandro, não vamos parar de fazer o que nos deixa feliz. Um abraço!
Postar um comentário